Como proteger seus aparelhos eletrônicos de raios e sobrecargas elétricas

Brasil é campeão mundial em raios

 

raios-na-cidade.jpg

 

O Brasil é o país onde existe a maior incidência de raios em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o local onde mais caem raios no país é no Amazonas, com 11 milhões de registros por ano, seguido pelo Pará com 7,8 milhões e Mato Grosso, com 6,81 milhões de casos.

 

Ao todo, o Brasil registra 57,8 milhões de raios por ano. Em segundo lugar aparece a República Democrática do Congo, com 43,2 milhões de raios e os Estados Unidos, com 35 milhões de raios por ano.

 

Como proteger seus aparelhos eletrônicos de raios e sobrecargas elétricas

 

notebook-lixo.jpg

 

Independente da estação do ano ou clima da região, os equipamentos eletrônicos ligados na rede elétrica sempre estão expostos a eventuais surtos de tensão. Seja de origem na própria concessionária de energia elétrica ou de ordem natural, como um raio durante a chuva, os picos de tensão são os maiores responsáveis por danos aos equipamentos eletrônicos. Ao contrário do que muitos usuários podem pensar o uso de estabilizadores e no-breaks não oferecem uma proteção efetiva contra raios e descargas elétricas de grande porte. Esses aparelhos têm a função de estabilizar correntes elétricas de pequenas variações.

 

A baixa tensão na rede elétrica, ou mesmo sua falta, não afeta drasticamente os aparelhos eletrônicos. O problema, na realidade, é durante o retorno da energia. No Brasil, por exemplo, é comum depois de apagões o fornecimento de energia elétrica retornar com uma tensão (voltagem) acima da normal.

 

Embora vários aparelhos atuais sejam bivolt e suportem tensões acima de 230V, a energia elétrica pode retornar, em alguns  casos, com uma tensão acima disso, causando danos graves aos equipamentos eletrônicos, ainda que essa tensão se restabeleça em poucos segundos.

 

Quando um raio atinge a rede elétrica durante uma tempestade, ele percorre as fiações até encontrar um aterramento onde será descarregado no solo. Se esse relâmpago atingir a rede elétrica próxima a sua residência, ele irá despejar uma enorme descarga com valores muito acima dos suportados pelos aparelhos e até mesmo pela própria fiação. Em alguns casos, o raio pode destruir toda a fiação elétrica e aparelhos da casa.

 

O que acontece é que, mesmo atingindo regiões distantes, o raio pode percorrer grandes extensões da fiação elétrica, uma grande condutora de energia. Nesse caso, sem nenhuma proteção, a grande variação de tensão e ampéres pode destruir facilmente qualquer dispositivo eletrônico plugado nas tomadas.

 

Saiba como evitar que seus aparelhos queimem ou sofram danos

 

Como evitar que seus aparelhos sejam danificados ou queimem devido a problemas na rede? Para proteger geladeiras, máquinas de lavar, TV, Home Theater e outros eletrônicos, você deve ter na sua casa os dispositivos adequados para combater o surto elétrico. São eles, os protetores de raios. Os protetores resguardam seus equipamentos destas ações, eles protegem seus eletrônicos contra surtos e picos de tensão, contra baixa tensão, elevação de tensão, surtos de idas e vindas de energia. 

Conheça a Linha de Protetores nossa linha de protetores, acesse: www.lojagamel.com.br/protetores-de-raios

 

Banner%20Protetores.jpg